Lobinhos exploram pontos turísticos de Florianópolis em maratona fotográficaeducativa
O Distrito Ilha promoveu, no dia de 12 abril, a atividade “Maratona Fotográfica – Florianópolis e Seus Encantos”, reunindo 150 lobinhos e 90 adultos de oito grupos escoteiros da capital catarinense. O objetivo foi proporcionar uma vivência lúdica e educativa que conectasse os participantes à história e aos pontos turísticos da cidade por meio da fotografia. A atividade percorreu nove locais emblemáticos da região central de Florianópolis.
Entre os pontos visitados estavam a Praça Getúlio Vargas, Praça XV de Novembro, Catedral Metropolitana, Largo da Alfândega, Palácio Cruz e Souza, Calçadão Felipe Schmidt, Memorial Miramar, Mercado Público Municipal, Ponte Hercílio Luz e Praça Hercílio Luz.
Cada um desses espaços recebeu a visita das matilhas que, divididas em pequenos grupos, tinham como missão registrar fotografias representando a cidade sob o olhar dos lobinhos. Em cada ponto turístico, os jovens foram recebidos por escotistas. Caracterizados como “Manezinhos”, que compartilharam histórias e curiosidades sobre os locais visitados, tornando o percurso ainda mais enriquecedor e divertido.
A coordenação geral da maratona fotográfica educativa ficou a cargo do Grupo
Escoteiro Universo, com participação dos Grupos Escoteiros do Ar BINS Neto, do Ar Hercílio Luz, do Mar Ilhas Guará, Barriga Verde, Desterro e Garapuvu. As fotografias registradas foram avaliadas por uma comissão com base em três critérios: – Fidelidade ao tema “Florianópolis e Seus Encantos”; Criatividade e
originalidade. Composição da imagem em relação ao ponto turístico fotografado.
O encerramento da maratona fotográfica educativa aconteceu no Parque da Luz, onde os participantes foram surpreendidos com uma apresentação cultural do tradicional Boi de Mamão do Rio Vermelho, encerrando a atividade com um resgate da cultura popular da Ilha de Santa Catarina. A Maratona Fotográfica se destacou como uma oportunidade única de aprendizado, integração e valorização da identidade local, tudo sob o ponto de vista dos lobinhos, que registraram com sensibilidade os encantos da cidade em que vivem.
Acesse mais fotos do evento no link: https://acesse.one/9zQOz
Texto: Adaptação Rafhael Carlos de Souza | Equipe Regional de Comunicação
Foto: Rafhael Carlos de Souza e organização do evento



