Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi celebra 100 anos de história e legado em Nova Veneza
O último sábado, dia 1º, marcou um momento histórico para Nova Veneza. O Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi celebrou seu centenário com uma programação especial. Fundado em 1º de fevereiro de 1925 pelo italiano Dr. Cesare Tibaldeschi, o grupo é um dos mais antigos e respeitados da região.
As comemorações tiveram início às 18h com uma Missa de Ação de Graças, reunindo escoteiros, familiares e a comunidade em um momento de reflexão e gratidão. Às 19h30, foi aceso o tradicional Fogo do Conselho, seguido por uma roda de conversa e apresentações que emocionaram os presentes. Antigos e atuais membros compartilharam histórias e recordações, reforçando o legado de solidariedade, respeito e disciplina que marcam a trajetória do grupo.
“Comecei no grupo em 2004 como auxiliar, e meu marido, como chefe, Há 11 anos sou chefe, iniciei como Akelá e, depois passeia a chefe pioneira. Participar de um momento histórico como este, olhar para trás e ver a história e o legado do grupo é indescritível”, mencionou a atual presidente do grupo, Dionete Bortolotto Brati.
Este ano, o grupo planeja diversas ações e atividades comemorativas em alusão ao centenário. O evento contou com a presença da prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi, além de representantes de outros grupos escoteiros da região.
Logo do centenário
A identidade visual do centenário, estampada no lenço do grupo, foi desenvolvida pela guia do ramo sênior, Amanda Bortoluzzi Bristot, de 16 anos. Ela explicou que buscou representar a cultura italiana da cidade e a história do grupo.
“Coloquei a gôndola, que representa tanto nossa cidade quanto a Itália, e também o 100, em que o “1” simboliza a chaminé do centro de Nova Veneza e os xeros fazem referencia à roda d’água que fica próxima à gôndola”, explicou.
Sobre o grupo
Fundado por Tibaldeschi, um homem profundamente católico e parceiro do Padre Miguel Giacca, o grupo surgiu com o objetivo de educar jovens por meio dos valores escoteiros. Em 1972, como forma de homenagear seu fundador, passou a adotar oficialmente o nome Grupo Escoteiro Dr. Cesare Tibaldeschi.
Com o apoio de chefes, escotistas, pais e a comunidade, o grupo se mantém ativo e vibrante, atualmente contando com 80 membros. Em seus 100 anos, enfrentou desafios, adaptou-se às mudanças e continua promovendo aprendizado e cidadania para novas gerações.
Texto e foto: Jatene Macedo | Rede Regional de Imprensa | Diretoria de Marketing