GE do Ar Bins Neto tem primeira IM feminina
No último sábado, 22, a escotista Michelle Framarim Silva, do Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro Alberto Bins Neto, recebeu a tão esperada Insígnia de Madeira (IM), na linha escotista do Ramo Escoteiro, sendo a primeira mulher do grupo a receber a insígnia. A IM é o símbolo da conclusão do nível avançado, representando o conhecimento adquirido pela voluntária sobre o Método Escoteiro e Programa Educativo voltado para o ramo escoteiro. Michelle é escotista há 07 anos, sendo a atual chefe de seção da tropa escoteira Phoenix. Sempre desenvolveu suas funções com imenso apreço e zelo pelo Movimento Escoteiro, pelos jovens e pelos demais irmãos de lenço. A entrega foi conduzida pelo escotista Alisson Estácio de Aguiar, do Grupo Escoteiro Barriga Verde, que atua como Assessor Pessoal de Formação da Michelle, acompanhando toda a jornada da escotista. Como tradição, a entrega da insígnia é realizada por outros portadores de IM e, além do colar, é feita a entrega do lenço do primeiro grupo de Gilwell, simbolizando que todos os IMs do mundo fazem parte de um único grupo, ligado ao nosso fundador, Baden Powell.
Michelle fez história em seu grupo, sendo a primeira mulher a receber a IM. Presente no ato, o diretor regional Administrativo e Financeiro, Frederico Coelho Pinto Junior, destacou a importância para a Região Escoteira, “Que cada dia se tenham mais escotistas e dirigentes capacitados para levar o escotismo, com qualidade, a todas as crianças e jovens das UELs de nosso estado”. Ele lembrou à escotista Michelle de que a IM traz mais obrigações e deveres com os Escoteiros do Brasil, como a atuação na formação de futuros voluntários e ser motivadora para mais adultos se capacitarem. Finalizando a entrega, Michelle foi convidada a renovar sua promessa, assim reforçando seu compromisso como nosso Movimento Escoteiro. Segundo o diretor-presidente do grupo, José Carlos Brun, “Todos ficaram muito felizes e orgulhosos pela conquista da voluntária”.
A Insígnia de Madeira surgiu no movimento escoteiro pelas mãos de Baden Powell, associada ao primeiro curso realizado em Gilwell Park, de 8 a 19 de setembro de 1919. O símbolo do treinamento são duas contas de madeira, cópia de um velho colar presenteado a Baden Powell por um rei Zulú, durante sua permanência na África, em reconhecimento à superioridade guerreira e pelo tratamento digno dado pelo rei ao seu povo.
Baden Powell deu uma das contas deste colar a cada participante do 1° Curso em Gilwell Park. A ideia era conceder algo que tivesse um significado maior que um diploma ou certificado. A correia em couro tem suas extremidades unidas por um nó de aselha e em cada ponta, fixadas as contas por um cote de uma volta. Quando a correia possuir duas contas, uma em cada ponta, significa que o seu portador é Escotista com a Insígnia de Madeira concluída.
O lenço de Gilwell foi criado por Baden Powell num tecido de cor rosa acinzentado e traz a aplicação, na ponta triangular, de um retângulo do “Tartan” MacLaren, em homenagem aos que adquiriram as terras de Gilwell Park.
A capacitação dos adultos voluntários é a maior prova de amor e dedicação que um escotista pode demonstrar aos seus jovens! Bem-vinda, Michelle, ao Primeiro Grupo de Gilwell.
Texto: Carolina Torri Borba | Rede Regional de Impresa | Diretoria de Marketing
Colaboração: Frederico C Pinto Junior
Fotos: Taise Klein


