Medalha Velho Lobo

Medalha Velho Lobo Benjamin de Almeida Sodré

Criada em 2002 pela União dos Escoteiros do Brasil e concedida pela primeira vez em 2004, é, na verdade, uma Medalha de Bons Serviços destinada a premiar a boa e eficiente atividade comprovada por aqueles que completarem 50 anos de bons serviços ao Movimento Escoteiro. Tem o formato circular, com a efígie do Almirante Benjamin Sodré, o Velho Lobo, “Escoteiro número 1º do Brasil”.

O agraciado com a Medalha Velho Lobo receberá diploma, medalha e respectivo barrete, ficando dispensado do pagamento de todas as contribuições anuais devidas a UEB.

Benjamin de Almeida Sodré, que mais tarde seria reconhecido pelos escoteiros como “O Velho Lobo”, fez brilhante carreira na Marinha Brasileira e chefiou a Comissão Naval Brasileira durante a II Guerra Mundial. Tornou-se Almirante em 1954. O Velho Lobo tinha talentos e interesses diferentes. Foi professor de astronomia, navegação e história da Escola Naval, publicou diversos trabalhos, foi maçom e sobretudo um excelente jogador de futebol (América-RJ, Botafogo e da Seleção Brasileira, de 1910 a 1916).

Foi um grande seguidor dos ideais de Baden-Powell, participando da fundação e organização dos Escoteiros do Mar, do primeiro Grupo Escoteiro de Belém, a Federação de Escoteiros Paranaenses, entre outros. Escreveu o “Guia do Escoteiro” de 1925, uma das mais importantes obras do Escotismo brasileiro.

Efemérides são datas ou vultos comemorativos que marcam eventos importantes ao longo da história. Elas podem ser relacionadas a acontecimentos políticos, sociais, culturais, científicos, esportivos, entre outros. Essas datas são celebradas anualmente ou não, e servem como uma forma de relembrar e valorizar momentos marcantes que moldaram a sociedade em que vivemos.

As efemérides têm um significado profundo e representam a importância histórica para a construção da identidade de um povo, organização. Elas nos permitem refletir sobre o passado, aprender com os erros e conquistas e valorizá-las ao longo do tempo. Além disso, as efemérides também têm o poder de unir as pessoas, promovendo a memória coletiva e fortalecendo os laços sociais.

As efemérides desempenham um papel fundamental na preservação da história e da cultura de um país ou organização. Elas nos ajudam a entender como determinados eventos moldaram a sociedade em que vivemos hoje, permitindo-nos refletir sobre o passado e compreender melhor o presente. Além disso, as efemérides também são importantes para manter viva a memória de pessoas e acontecimentos que tiveram um impacto significativo em nossa história.

Texto: DCIM Luiz Salgado Klaes – Reg. 77-9

Catarinenses agraciados


Paulo Machado da Rosa

17/03/2010

Edson Huebes

20/07/2016

João Batista Mendes

07/12/2017

Maria Terezinha Koneski Weiss

22/08/2022

Luiz Cesar de Simas Horn

31/01/2023

Celso Moreira de Castilho

13/11/2023

Cesar Luiz Telo

14/02/2024

Luiz Salgado Klaes

24/05/2024

Roberto Murilo Coutinho

03/09/2024