Comenda Lobo-Guará de Prata
Comenda Lobo-Guará de Prata

Instituída em 2011, esta condecoração vem ao encontro da necessidade de se valorizar os serviços prestados ao Nível Regional da União dos Escoteiros do Brasil. É a recompensa honorífica de mais alto reconhecimento no Nível Regional, e só poderá ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido
conferida, há pelo menos três anos, a Medalha Cruz de São Jorge, e que tenham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em Nível Regional. Os serviços de destaque, cargos assumidos, anos de abnegação em prol da região escoteira e demais fatos relevantes devem ser considerados
quando da solicitação desta Comenda.
O lobo-guará, também conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo da América do Sul. Esse mamífero destaca-se por seus membros longos e finos e pela coloração dos seus pelos, que são laranja-avermelhados na maioria do seu corpo. O termo “guará” tem origem na língua indígena tupi e significa “vermelho”, referindo-se, portanto, à pelagem predominante no corpo dessa espécie.
O lobo-guará apresenta hábito de vida solitário, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva e durante o cuidado parental. Apresenta grande importância ecológica, sendo um importante dispersor de sementes. Importante símbolo do Cerrado, essa espécie há algum tempo sofre com a destruição de seu habitat.
O lobo-guará é um canídeo que apresenta entre 95 cm e 115 cm de comprimento, cerca de um metro de altura, cauda com tamanho entre 38 cm e 50 cm e peso entre 20 kg e 30 kg. Devido a essas características, esse animal é considerado o maior canídeo da América do Sul. Além do seu tamanho, o lobo-guará destaca-se por suas longas e finas pernas, que o ajudam na locomoção e visualização do ambiente em locais com vegetação mais alta.
Autor: DCIM Luiz Salgado Klaes – Reg. 77-9
Catarinenses agraciados
Padre José Edgard de Oliveira
2013
Luiz Salgado Klaes
2016
Luiz Cesar de Simas Horn
2019
Nadir Antônio Mussio
2019
Narcizo Saffério Girardi
2019
Marcos Carvalho
2019
Janice Maria Moreira Coutinho
2022
Márcio Randig
2022
Roberto Murilo Coutinho
2022